segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0603/07



RESUMO: A reflexão sobre como o gênero discursivo é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais é o principal objetivo deste texto. Mais do que isso, segundo as palavras da própria autora, o intuito de seu trabalho é "encorajar o debate sobre as possibilidades pedagógicas da concepção de gênero textual para o ensino de produção textual". O texto é estruturado pelos seguintes passos: na introdução uma abordagem sobre a definição de gênero, bem como, sobre os objetivos desta abordagem; o tópico Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias versa sobre as diferentes ópticas em que o gênero textual, enquanto Tipo de texto, Estratégia Retórica e/ou Ato Comunicativo Institucionalizado, é abordado nos PCNs; em Linguagem como gênero: um evento comunicativo institucionalizado em um grupo social, onde é explicitada a melhor forma de se considerar o gênero, visto que ressalvas são sempre feitas sobre como certo gênero se comporta em um grupo social; e, por fim, em O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais, a autora apresenta propostas de como estimular a produção textual com base no ensino através de gêneros textuais palpáveis aos alunos. Dessa forma, a autora defende o ensino de produção textual através do aprendizado de gêneros textuais que estruturam grupos sociais. Através desta abordagem, o aluno será capaz de reconhecer, identificar funções e produzir novos textos ligados ao seu cotidiano de modo a participar ativamente do meio social em que vive.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Parabéns pelas tuas ações e conquistas até aqui!!!!

Até o próximo encontro,
Tânia